quinta-feira, 28 de junho de 2012

[Deus] é benigno para com os ingratos e os iníquos. — Luc. 6:35.


Antes de aprender a verdade e viver de acordo com ela, nós éramos beneficiados pela bondade que Deus demonstra à humanidade em geral. (Mat. 5:45) Como seus adoradores, porém, nós nos beneficiamos de seu amor leal — sua inabalável benevolência. (Isa. 54:10) Somos muito gratos por isso. E é uma forte razão para sermos benevolentes no falar e nos demais aspectos do dia a dia. Uma ajuda inestimável para cultivar benevolência é o privilégio da oração. Isso porque o amor e a bondade — características da benevolência — são aspectos do fruto do espírito santo de Jeová. (Gál. 5:22) Podemos desenvolver a benevolência no coração por nos sujeitarmos à influência desse espírito. A maneira mais direta de receber espírito santo de Jeová é pedi-lo em oração. (Luc. 11:13) É apropriado sempre pedir o espírito de Deus e aceitar sua orientação.
 w10 15/8 3:9, 10


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quem refreia seus lábios age com discrição. — Pro. 10:19.



Boa comunicação não significa dizer tudo o que a pessoa pensa e sente, em especial se estiver aborrecida. As Escrituras mostram que expressões descontroladas de ira indicam fraqueza, não força. (Pro. 25:28; 29:11) Moisés, “em muito o mais manso” de todos os homens que então viviam, certa vez perdeu seu controle emocional e deixou de dar glória a Deus por causa da rebeldia da nação de Israel. Moisés deixou bem evidente como se sentia, mas isso não agradou a Jeová. Depois de 40 anos liderando os israelitas, Moisés não teve o privilégio de introduzi-los na Terra Prometida. (Núm. 12:3; 20:10, 12; Sal. 106:32) As Escrituras elogiam o controle e a discrição no falar. (Pro. 17:27) Mas discrição não significa ficar sempre calado. Significa falar “com graça”, usando a língua para curar em vez de ferir. — Pro. 12:18; 18:21; Col 4:6.
 w10 15/6 4:4-6

Tenha um dia abençoado.
Rose

terça-feira, 26 de junho de 2012

Deus pode pesar-me na balança da justiça, e então reconhecerá a minha integridade. — Jó 31:6, “Bíblia Pastoral”.


Jeová pesa toda a humanidade na “balança da justiça”. Como no caso de Jó, Deus usa seu padrão perfeito de justiça para medir a nossa integridade como Seus servos dedicados. Se nos tornarmos enganadores ou falsos, não seremos íntegros a Deus. As pessoas íntegras ‘renunciaram às coisas dissimuladas, que são vergonhosas’ e não ‘andam com astúcia’. (2 Cor. 4:1, 2) Mas que dizer se usarmos de engano em palavras ou ações, resultando em que um irmão na fé tenha de pedir ajuda a Deus? Seria muito ruim para nós! “Invoquei a Jeová na minha aflição e ele passou a responder-me”, cantou o salmista. “Ó Jeová, livra deveras a minha alma de lábios falsos, da língua dolosa.” (Sal. 120:1, 2) É bom lembrar-se de que Deus pode sondar o nosso íntimo e de que ele “prova o coração e os rins” para ver se somos genuínas pessoas de integridade. — Sal. 7:8, 9. 
w10 15/11 5:6, 7

Tenha um dia abençoado
Rose


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Escreve a visão e assenta-a de modo claro. — Hab. 2:2.


Neste mundo complicado, muitas vezes precisamos esperar por alguém ou por algo. Assim, se tivermos à mão uma publicação que ainda não lemos, ou que só lemos em parte, podemos usar essas oportunidades para adiantar a leitura. Alguns se mantêm em dia ouvindo gravações de nossas publicações ao caminhar ou ao andar de carro. Pesquisadas cuidadosamente, mas redigidas tendo em mente os leitores medianos, todas essas matérias aprofundam nosso apreço por assuntos espirituais. Ao ler a Bíblia ou publicações bíblicas, reserve tempo para pensar. Ao seguir cuidadosamente a sequência das ideias, podem surgir perguntas. Poderá anotá-las e buscar as respostas mais tarde. Em geral, quando pesquisamos algo que nos intriga, vamos mais a fundo no assunto. Dessa forma, o entendimento que adquirimos torna-se parte do nosso tesouro pessoal ao qual podemos recorrer conforme a necessidade. — Mat. 13:52. 
w10 15/7 4:15, 16

Tenha um lindo dia
Rose

quinta-feira, 21 de junho de 2012

[Jeová] passou a enchê-lo do espírito de Deus. — Êxo. 35:31.


Devemos pedir a Jeová que nos dê espírito santo para acentuar qualquer habilidade que tenhamos no seu serviço. (Luc. 11:13) O espírito de Deus pode habilitar pessoas para um trabalho ou um privilégio de serviço sejam quais forem suas circunstâncias ou experiência anteriores. O espírito de Jeová opera de diversas maneiras. Está disponível a todos os servos de Deus, e os ajuda a vencer enormes obstáculos. Que dizer se nos sentimos pressionados por uma tentação? Podemos derivar forças das palavras de Paulo em Romanos 7:21, 25 e 8:11. De fato, “o espírito daquele que levantou a Jesus dentre os mortos” pode agir em nosso favor, dando-nos forças para vencer a luta contra os desejos da carne. Esse texto foi escrito para cristãos ungidos por espírito, mas o seu princípio se aplica a todos os servos de Deus. Todos nós ganharemos a vida eterna por exercer fé em Cristo, nos esforçar em amortecer desejos impróprios e viver de acordo com a direção do espírito. 
w10 15/9 1:13, 15

Que o espírito de Jeová nos guie em nossas decisões e mudanças na vida.
Tenha um dia abençoado

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Não te faço nenhuma injustiça. — Mat. 20:13.


Na ilustração a respeito dos trabalhadores num vinhedo, Jesus fala de um dono de vinhedo que paga o mesmo a todos os seus trabalhadores, quer tenham trabalhado o dia inteiro quer apenas uma hora. (Mat. 20:8-16) Parece justo? Na verdade o dono do vinhedo tratou todos os trabalhadores como pessoas dignas de ganhar o sustento. Embora essa situação pudesse ser encarada como lei da oferta e procura, sem escassez de trabalhadores, o dono do vinhedo não se aproveitou deles por oferecer-lhes menos do que era justo. Todos os seus trabalhadores voltaram para casa com o suficiente para alimentar a família. Levar esses pontos em conta pode mudar o nosso conceito sobre as ações do dono do vinhedo. A sua decisão foi amorosa e não um arbitrário abuso de autoridade. O que isso nos ensina? Que considerar apenas alguns dos fatos pode nos levar a tirar precipitadamente conclusões erradas. Sem dúvida, essa parábola destaca a superioridade da justiça de Deus, que não se baseia apenas em dispositivos jurídicos e méritos pessoais. 
w10 15/10 2:12, 14

Tenha um bom dia
Rose

terça-feira, 12 de junho de 2012

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna. — João 3:16.


Não devia o amor abnegado de Jesus em servir como Redentor da humanidade nos motivar a ter apreço? Ao falar de seus sentimentos pelo rebanho, um ancião veterano disse: “As palavras de Jesus a Pedro — pastoreia minhas ovelhinhas — são de grande motivação para mim. Percebi como algumas palavras amorosas, ou um simples gesto de bondade, podem reanimar outra pessoa. Gosto muito do trabalho de pastoreio.” (João 21:16) Com relação ao rebanho de Deus, homens dedicados na congregação certamente desejam refletir a atitude de Jesus, que disse: “Eu vos reanimarei.” (Mat. 11:28) A fé em Deus e o amor pela congregação motivam homens cristãos a procurar realizar essa obra excelente, não achando que o preço ou o sacrifício sejam elevados demais. 
w10 15/5 3:9, 10

Tenha um bom dia
Rose


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cresçamos pelo amor em todas as coisas. — Efé. 4:15.


Seguir o caminho do amor não admite a fornicação e a conduta desenfreada. Paulo exortou seus irmãos a não ‘andar assim como as nações andam’. Essas pessoas estavam “além de todo o senso moral” e ‘entregavam-se à conduta desenfreada’. (Efé. 4:17-19) O mundo imoral em que vivemos ameaça a nossa união. A fornicação está presente nas piadas, nas canções e na diversão, e as pessoas a praticam secreta ou abertamente. No entanto, mesmo flertar, que pode indicar que você sente atração física por alguém com quem não tem intenção de se casar, pode afastá-lo de Jeová e da congregação. Por quê? Porque facilmente resulta em fornicação. Também, o flerte que leva uma pessoa casada a cometer adultério pode cruelmente separar os filhos de seus pais e o parceiro inocente de seu cônjuge. Sem dúvida uma divisão! Não é de admirar que Paulo escrevesse: “Vós não aprendestes que o Cristo seja assim.” — Efé. 4:20, 21. 
w10 15/9 3:9, 10

Tenha um lindo dia
Rose

sábado, 9 de junho de 2012

Sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até à parte mais distante da terra. — Atos 1:8.


Essa obra significaria realizar uma atividade global de ensino. O objetivo? Fazer discípulos — mais seguidores de Cristo — antes de vir o fim. (Mat. 28:19, 20) O que temos de fazer para cumprir bem a missão que Cristo nos confiou? Note esta exclamação do apóstolo Pedro: “Que sorte de pessoas deveis ser em atos santos de conduta e em ações de devoção piedosa, aguardando e tendo bem em mente a presença do dia de Jeová!” (2 Ped. 3:11, 12) Essas palavras enfatizam a necessidade de, nestes últimos dias, manter estrita vigilância para que a nossa vida continue centrada “em ações de devoção piedosa”. Tais ações incluem a pregação das boas novas. Portanto, quanta alegria nos dá ver o zelo com que nossos irmãos no mundo inteiro cumprem a missão de pregar que Cristo nos confiou! 
w10 15/4 4:3, 4

Tenha um lindo dia
Rose

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem. — Pro. 21:5.


Às vezes, a pressão para fazer coisas erradas pode vir de jovens que afirmam ser servos de Jeová. Por exemplo, que dizer se você vai a uma festinha programada por uma pessoa assim e descobre que não há ali nenhuma supervisão adulta? Ou se um jovem que diz ser cristão leva bebida alcoólica a uma festinha e você e outros presentes são menores de idade? Podem surgir muitas situações em que você precisa seguir sua consciência treinada pela Bíblia. Uma adolescente cristã relata: “Certa vez, eu e minha irmã saímos do cinema porque o filme era cheio de palavrões. Outros do grupo decidiram ficar. Os nossos pais nos elogiaram pelo que fizemos.” Se for a uma festinha, prepare uma estratégia de retirada para o caso de as coisas não serem como você esperava. Alguns jovens combinam com os pais que um simples telefonema basta para que venham apanhá-los mais cedo. — Sal. 26:4, 5.
 w10 15/11 2:16, 17

O dia esta chuvoso, mas que seja uma belo dia para servirmos a Jeová.
Rose


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela. — Mat. 5:28.



Para sermos íntegros a Jeová temos de aderir aos seus padrões de moral,
 como fez Jó. Ele declarou: “Concluí um pacto com os meus olhos. 
Portanto, como poderia mostrar-me atento a uma virgem? . . . 
Se meu coração tiver sido engodado referente a uma mulher e tiver ficado 
de emboscada à própria entrada do meu companheiro, 
moa a minha esposa para outro homem, e ajoelhe-se sobre ela outro homem.” 
(Jó 31:1, 9, 10) Decidido a ser íntegro a Deus, Jó não olhava com 
lascívia para uma mulher. Como homem casado, ele não flertava 
com uma mulher solteira nem cultivava interesses românticos 
pela esposa de outro homem. Nas palavras do texto de hoje, 
no Sermão do Monte, Jesus fez uma forte declaração 
sobre moralidade sexual — com certeza algo que as
 pessoas íntegras precisam ter em mente. 
w10 15/11 5:4, 5

Tenha um dia abençoado
Rose


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Consumiu-me o puro zelo pela tua casa. — Sal. 69:9.


No começo de seu ministério, na época da Páscoa de 30 EC, Jesus e seus discípulos foram a Jerusalém e observaram no templo ‘os que vendiam gado, ovelhas, pombas, e os corretores de dinheiro nos seus assentos’. Como Jesus reagiu, e que impressão isso causou nos seus discípulos? (João 2:13-17) O que Jesus disse e fez naquela ocasião levou os discípulos a se lembrarem das palavras proféticas do texto de hoje. Por quê? Porque o que Jesus fez foi muito arriscado e perigoso. Afinal, as autoridades do templo — os sacerdotes, os escribas e outros — estavam por trás da escandalosa atividade lucrativa que ocorria ali. Para expor e romper o esquema deles, Jesus tinha de se lançar como inimigo do sistema religioso daqueles dias. Como os discípulos bem avaliaram, o ‘zelo pela casa de Deus’, ou zelo pela adoração verdadeira, estava claramente em evidência. 
w10 15/12 1:7, 8

Tenha um bom dia
Rose

sábado, 2 de junho de 2012

Quando estiverem dizendo: “Paz e segurança!” então lhes há de sobrevir instantaneamente a repentina destruição. — 1 Tes. 5:3.


A proclamação “Paz e segurança!” será apenas mais uma mentira de inspiração demoníaca; mas não enganará os servos de Jeová. “Vós, irmãos, não estais em escuridão”, escreveu Paulo, “de modo que aquele dia vos sobrevenha assim como a ladrões, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia”. (1 Tes. 5:4, 5) Portanto, permaneçamos na luz, bem longe da escuridão do mundo de Satanás. Pedro escreveu: “Amados, tendo este conhecimento adiantado, guardai-vos para que não sejais desviados com eles [os instrutores falsos na congregação cristã] pelo erro dos que desafiam a lei e não decaiais da vossa firmeza.” (2 Ped. 3:17) Note que Jeová não diz apenas que devemos ‘ficar de guarda’, ou alertas, sem acrescentar mais nada. Em vez disso, ele nos dignifica por bondosamente fornecer “conhecimento adiantado”, informando-nos em linhas gerais o que vai acontecer no futuro. 
w10 15/7 1:12-14


sexta-feira, 1 de junho de 2012

[Seja] rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor. — Tia. 1:19.


Filhos, gostariam de saber lidar melhor com as regras e correções de seus pais? Nesse caso, cada um de vocês precisa melhorar sua habilidade de comunicação. Como? O primeiro passo é escutar. Em vez de logo se justificar, procure controlar suas emoções e escute o que seus pais têm a dizer. Concentre-se no que é dito, não na maneira como é dito. Daí, respeitosamente, nas suas próprias palavras repita para eles o que lhe disseram. Isso lhes dará certeza de que você prestou atenção ao que falaram. Que dizer se você deseja explicar algo que você disse ou fez? Na maioria dos casos, é sábio ‘refrear os lábios’ até que você tenha feito o que seus pais lhe pediram. (Pro. 10:19) Ao verem que você os obedeceu, estarão muito mais inclinados a ouvi-lo. Esse procedimento maduro prova que você está sendo guiado pela Palavra de Deus. 
w10 15/11 1:10