quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Permite que Deus fale com você todos os dias?

 

Uma mulher lendo a Bíblia em um trem Pode reservar tempo todo dia para a leitura da Bíblia?
COM que freqüência você se olha no espelho? Para a maioria de nós, isso é um costume diário — talvez façamos várias vezes ao dia. Por quê? Porque nos preocupamos com nossa aparência.
Ler a Bíblia pode ser comparado a olhar no espelho. (Tiago 1:23-25) A mensagem registrada na Palavra de Deus tem o poder de nos permitir ver como realmente somos. Ela “penetra até a divisão da alma e do espírito”. (Hebreus 4:12) Em outras palavras, a Bíblia separa o que parecemos ser por fora daquilo que realmente somos por dentro. Mostra que ajustes precisamos fazer, assim como um espelho.
A Bíblia revela os ajustes que precisamos fazer e também nos ajuda a fazê-los. O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça.” (2 Timóteo 3:16, 17) Dos quatro benefícios destacados, note que três deles — repreender, endireitar as coisas e disciplinar — envolvem ajustes em nossas atitudes e ações. Se precisamos olhar regularmente no espelho para ter a certeza de que a nossa aparência está aceitável, quanto mais precisamos ler a Palavra de Deus, a Bíblia, regularmente!
Ao designar Josué para liderar a nação de Israel, Jeová Deus disse: “Este livro da lei não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem-sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” (Josué 1:8) De fato, para ser bem-sucedido, Josué precisava ler a Palavra de Deus “dia e noite”, ou seja, regularmente.
O primeiro salmo também mostra os benefícios de se ler regularmente a Bíblia: “Feliz é o homem que não tem andado no conselho dos iníquos, e que não se deteve no caminho dos pecadores, e que não se sentou no assento dos zombadores. Mas, seu agrado é na lei de Jeová, e na sua lei ele lê dia e noite em voz baixa. E ele há de tornar-se qual árvore plantada junto a correntes de água, que dá seu fruto na sua estação e cuja folhagem não murcha, e tudo o que ele fizer será bem-sucedido.” (Salmo 1:1-3) Com certeza, queremos ser esse tipo de pessoa.
Muitos fazem da leitura da Bíblia um hábito diário. Quando perguntaram a um cristão por que ele lê a Bíblia todo dia, sua resposta foi: “Se oro várias vezes a Deus durante o dia e espero que ele me escute, por que eu não deveria também escutar a Deus por ler sua Palavra todo dia? Se queremos ser bons amigos, também devemos estar dispostos a escutar.” Isso faz sentido. Ler a Bíblia é como escutar a Deus porque dessa maneira ficamos sabendo o seu ponto de vista sobre os assuntos.

Vencer o desafio

Pode ser que você já tenha tentado iniciar um programa de leitura da Bíblia. Já leu a Bíblia inteira, de capa a capa? Essa é uma forma excelente de se familiarizar com o seu conteúdo. No entanto, alguns já tentaram muitas vezes ler a Bíblia inteira, mas o seu programa de leitura acabou sendo interrompido. Já lhe aconteceu isso? O que você pode fazer para atingir o alvo de ler toda a Bíblia? O que acha de tentar estas duas sugestões?
Inclua a leitura da Bíblia em sua rotina diária. Para cada dia, escolha uma hora em que é mais provável que você possa fazer sua leitura da Bíblia. Tenha também um plano B. Se por alguma razão não puder fazer a leitura no horário preferido, selecione um outro para não deixar passar nenhum dia sem ler a Palavra de Deus. Dessa maneira, estará imitando o exemplo dos antigos bereanos. Lemos o seguinte sobre eles: “Recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim.” — Atos 17:11.
Tenha um alvo específico. Por exemplo, se você ler entre três e cinco capítulos por dia, poderá ler a Bíblia inteira em apenas um ano. A tabela na próxima página mostra como isso pode ser feito. O que acha de tentar seguir esse programa? Na coluna “Data”, escreva quando vai ler cada grupo de capítulos. Tique os quadrículos à medida que lê os capítulos. Isso o ajudará a saber onde está na leitura.
Depois de ler a Bíblia inteira, não precisa parar por aí. Pode usar o mesmo programa para ler toda a Bíblia cada ano, talvez começando numa parte diferente. Se quiser fazer a leitura da Bíblia num ritmo mais lento, pode ler cada grupo de capítulos em dois ou três dias.
Toda vez que ler a Bíblia, você encontrará coisas novas para usar em sua vida — coisas que não tinha notado antes. Por quê? Porque “está mudando a cena deste mundo”, e nossa vida e circunstâncias também mudam constantemente. (1 Coríntios 7:31) Assim, esteja decidido a olhar todo dia no espelho da Palavra de Deus, a Bíblia. Dessa maneira, pode ter a certeza de que estará permitindo que Deus fale com você todos os dias. — Salmo 16:8.
 


Sentinela 1/8/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom compartilharmos nosso estudo pessoal.
Sinta-se a vontade para comentar.